contato  pesquisa  download  impressum 
  

 

Europa quer ser potência econômica

28.03.2001 - Rasmus Bjerregaard

A Uniào Européia quer assumir até o ano 2010 a liderança econômica mundial. Concomitante com o emprego geral todos os direitos sociais adquiridos devem ser garantidos. Esses objetivos ambiciosos foram formulados há um ano em Lisboa pelos representantes de estado da EU no Encontro de Emprego e Sociedade. Nesta ocasiào, o chanceler alemào Gerhard Schroeder designou a Europa como uma "locomotiva de crescimento". "A economia européia está num caminho de crescimento robusto", disse ele.

Através de diversas estratégias a "renovaçào econômica e social européia" deverá ser fomentada e os EEUU como concorrente principal ultrapassado. Nestas se incluem a criaçào rápida de mercados financeiros comuns, a liberalizaçào dos mercados de energia e telecomunicaçào assim como uma entrada global na sociedade de informaçào. As palavras chave para tal sào Internet e comércio eletrònico. Ao mesmo tempo deve surgir um espaço de pesquisa europeu, onde cientistas podem trabalhar transfronteiriçamente melhor que antes. E ainda está planejado um patente da comunidade européia.

Schroeder quer impulsionar a conjuntura mundial a partir da Europa com engajamento político ativo. Mas ele nào deve se admirar se ele só colher vaia e ingratidào. É claro, que nào agrada ao exterior se a Europa fica posando com seus músculos econômicos. Oponentes da globalizaçào e Depentalistas podem, com razào, acusar o desenvolvimento econômico global desequilibrado às custas dos países em desenvolvimento. A exploraçào pelos países ricos é explícita, quando se tenta fazer da ciência e da tecnologia um monopólio econòmico das potências econômicas. O assalto planejado alemào ao capital espiritual dos países em desenvolvimento através do regulamento Greencard é só um exemplo crasso a mais para o desarranjo desassociativo entre capital aqui e fornecedor de matéria prima lá.

Se cada mais-valia dos países em desenvolvimento é desnatada pelos juros excessivos e a monopolizaçào ocidentais, entào nós e Seu Schroeder nào podemos vestir a casaca da solidariedade global.

 

 web-site